História do dia Nacional da Consciência Negra

Está data foi estabelecida pelo projeto de lei n° 10.639 no dia 9 de Janeiro de 2003. Foi escolhida a data 20 de novembro, pois foi neste dia no ano de 1695 que morreu Zumbí, Líder do Quilombo dos Palmares, Está homenagem foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão no período do Brasil Colonial, Zumbi morreu defendendo seu povo e sua comunidade, os Quilombos representavam uma forma de resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura Africana aqui no Brasil, Zumbi lutou ate a morte por esta cultura e pela liberdade de seu povo.
A criação desta data foi importante, pois é um momento que serve de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional, os negros africanos colaboraram muito durante nossa historia, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia em que devemos comemorar nas escolas em locais culturais e em outros locais valorizando a cultura afro-brasileira. Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização só dos personagens históricos de cor branca, como se a história de nosso país fosse construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, lideres militares entre outros, foram sempre considerados heróis Nacionais, agora temos a valorização de um líder negro em nossa história, esperamos que outros personagens de cor negra futuramente venham também ser valorizado por nosso povo e pela nossa história.

3° FESTIVAL DE CAPOEIRA DE SILVÂNIA

O Festival de Capoeira realizado no dia 30 de outubro foi um sucesso absoluto, possibilitou“... a ginga, a discussão, a reflexão coletiva sobre a cultura afro-brasileira...”, e além do mais, a interação entre os diversos grupos de Capoeira possibilitando o fortalecimento da união e do respeito entre todos.

Monitores Faísca e Fumaça agradecem...

Gostaríamos de agradecer a todos pelos comentários deixados no BLOGGER do amigo Célio Silva, palavras estas que nos deixam muito feliz em saber que podemos contar sempre com o apoio de vocês, Faísca e Fumaça começaram a participar das aulas de Capoeira no ano de 1999 com o Contra-Mestre Alemão o qual também é o grande responsável pelo sucesso da Capoeira de Silvânia a nível Nacional, quando alunos sonhávamos em um dia ter um título de professor de Capoeira e poder desenvolver um bom trabalho, hoje podemos dizer que parte deste sonho esta realizado, contamos com alunos Campeões Goiano e vice-campeão brasileiro, além de serem grandes alunos são excelentes cidadãos que vem servindo de exemplo para encorajar outras crianças e adolescentes a seguir este mesmo caminho. Obrigado a todos e em especial a Rádio Rio Vermelho. Axé… “Tudo de bom”.

Click aqui e confira os comentários.