CAMPEONATO BRASILEIRO DE CAPOEIRA...

Nove atletas da Fundação Araxá Capoeira compuseram a Seleção Goiana de Capoeira que disputou o Campeonato Brasileiro na cidade de Goiânia de 22 a 24 de outubro, este Campeonato contou com a participação de mais de 400 atletas de vários estados brasileiros.

Pedro Henrique, o Bob Esponja, foi o 5º colocado na categoria juvenil médio. Patrick Oliveira, o Adaptado Ninja, foi o 5º colocado na categoria juvenil-leve. Luíz Ricardo, o Adaptado Raio, foi o 4º colocado na categoria infanto-juvenil médio. Cleyson Santos, o AdaptadoVagalume, foi o 3º colocado na categoria juvenil leve. André Maia, o Adaptado Calanguinho, foi o vice-campeão da categoria infanto-juvenil pena. Wanessa Karla, a Monitora pimenta, foi vice-campeã da categoria adulto peso pesado. Eustáquio Dias, o Contra Mestre Criolo, foi vice-campeão na categoria adulto peso leve. Marcos Elias, Monitor Fumaça, foi Campeão Brasileiro de Capoeira, categoria kade leve.

A diretoria da Fundação Araxá Capoeira parabeniza todos os atletas que representaram o nosso estado de Goiás, valeu moçada fizeram bonito que Deus ilumine cada um de vc´s nesta bela caminhada, AXÉ CAMARÁ...

Click aqui e confira algumas fotos:

3° FESTIVAL DE CAPOEIRA DE SILVÂNIA

A nossa determinação em realizar o III Festival de Capoeira de Silvânia é de comemorar o aniversário de Silvânia na forma negra, com o intuito de valorizar uma de nossas origens e resgatar a nossa identidade.

Foi aprovada em Silvânia a Lei de n° 1.377/04 que cria o Festival Nacional de Capoeira da Cidade de Silvânia com o intuito de comemorar o aniversário da Cidade, portanto, a Prefeitura Municipal de Silvânia será a promotora deste evento e contaremos como parceiras as três escolas públicas e conveniadas, onde é desenvolvido o projeto “Capoeira na Escola”.

Silvânia foi construída com a participação dos negros. Considerando o contexto, os negros eram submissos aos seus senhores brancos na condição de escravos, más ainda sim, não deixaram de atuar como atores sociais importantes e ativos na construção da cultura popular local.

Acreditamos que este evento será sucesso absoluto, possibilitando “... a ginga, a discussão, a reflexão coletiva sobre a cultura afro-brasileira...”, e além do mais, a interação entre os diversos grupos de Capoeira possibilitando o fortalecimento da união e do respeito entre todos.

Este Festival consiste em Oficinas, Sarau da Cultura Afro-brasileira, Batizado e troca de graduações da Fundação Araxá Capoeira.