A capoeira pode realmente educar?
Ao fazer alguns relatórios com os pais de nossos alunos de diversas comunidades e classes sociais, percebemos ainda mais a grande importância da capoeira como educação. “A capoeira é uma forma de expressão popular que faz parte do vasto e rico legado da cultura brasileira e vem se manifestando como arte, luta, esporte, folclore, meio eficaz de terapia, conservação da saúde, e também um excelente instrumento para a educação”.
“Enquanto instrumento de educação, a capoeira apresenta com amplas possibilidades quanto à formação do homem contemporâneo, principalmente no que se refere à integração dos aspectos físicos, psicológicos e sociais, bem como, quanto ao sentimento de brasilidade indispensável ao exercício crítico da cidadania.”
“... A arte da capoeira se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumentos, expressão corporal, assim como riquíssimo tema para artes plásticas, literárias, cinematográficas e cênicas.”
“... Concebida no início do século como “vadiação”, hoje se afirma como forma de lazer, recreação, ocupação do “tempo livre”, praticada por vários seguimentos da sociedade em “rodas de rua” ou como prática espontânea”.
Temos como um dos principais objetivos, encaminhar projetos a vários órgãos, ministério do Esporte, da Cultura e outros, e continuar buscando parcerias com empresários, assim dando continuidade aos nossos trabalhos. Nossos Agradecimentos a Prefeitura de Silvânia e Palmelo, que vem sendo parceiras da Fundação Desportiva e Cultural Araxá Capoeira, nos dando um grande respaldo.