Capoeira e Educação

A capoeira pode realmente educar?

Ao fazer alguns relatórios com os pais de nossos alunos de diversas comunidades e classes sociais, percebemos ainda mais a grande importância da capoeira como educação. “A capoeira é uma forma de expressão popular que faz parte do vasto e rico legado da cultura brasileira e vem se manifestando como arte, luta, esporte, folclore, meio eficaz de terapia, conservação da saúde, e também um excelente instrumento para a educação”.

“Enquanto instrumento de educação, a capoeira apresenta com amplas possibilidades quanto à formação do homem contemporâneo, principalmente no que se refere à integração dos aspectos físicos, psicológicos e sociais, bem como, quanto ao sentimento de brasilidade indispensável ao exercício crítico da cidadania.”

“... A arte da capoeira se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumentos, expressão corporal, assim como riquíssimo tema para artes plásticas, literárias, cinematográficas e cênicas.”

“... Concebida no início do século como “vadiação”, hoje se afirma como forma de lazer, recreação, ocupação do “tempo livre”, praticada por vários seguimentos da sociedade em “rodas de rua” ou como prática espontânea”.

Temos como um dos principais objetivos, encaminhar projetos a vários órgãos, ministério do Esporte, da Cultura e outros, e continuar buscando parcerias com empresários, assim dando continuidade aos nossos trabalhos. Nossos Agradecimentos a Prefeitura de Silvânia e Palmelo, que vem sendo parceiras da Fundação Desportiva e Cultural Araxá Capoeira, nos dando um grande respaldo.

Confira algumas fotos. 1/2

Confira algumas fotos. 2/2

Fundação Desportiva e Cultural Araxá Capoeira

Sistema de Graduação

Graduação até 8 anos - Mirim

Estágio

Graduação

Cor da Corda

Tempo mínimo

Iniciante

Cinza

Batizado

Cinza ponta Verde

6 meses

Batizado

Cinza ponta Amarela

1 ano e meio

Batizado

Cinza ponta Azul

2 anos e meio

Graduação de 9 a 11 anos - Infantil.

Esta graduação é acompanhada pelo cinza até o 7º estágio corda azul.

Graduação a partir de 12 anos

Estágio

Graduação

Cor da Corda

Tempo mínimo

Iniciante

Cinza

Batizado

Verde

6 meses

Graduado

Amarela

1 ano e meio

Adaptado

Azul

2 anos e meio

Intermediário

Verde/Amarela

3 anos e meio

Avançado

Verde/Azul

4 anos e meio

10º

Estagiário

Amarela/Azul

5 anos e meio

Graduação de Docentes

Estágio

Graduação

Cor da Corda

Tempo mínimo

Idade Mínima

11º

Formado

Verde/Amarelo/Azul

6 anos

16 anos

12º

Monitor I

Verde/Branca ponta Laranja

8 anos

18 anos

13º

Monitor II

Verde/Branca ponta Vermelha

10 anos

20 anos

14º

Instrutor I

Amarela/Branca ponta Laranja

12 anos

22 anos

15º

Instrutor II

Amarela/Branca ponta Vermelha

14 anos

24 anos

16º

Professor I

Branca/Laranja

16 anos

26 anos

17º

Professor II

Branca/Vermelha

18 anos

28 anos

18º

Contramestre

Branca/Azul

20 anos

30 anos

19º

Mestre

Branca

25 anos

35 anos

Obs: O aluno formado só poderá ministrar aulas com os 18 anos completo.

Aula de Capoeira CM.Criolo e dia de lazer...

Recebemos em Silvânia nesta quinta-feira, dia 03 de junho de 2010 o Contra-Mestre Criolo, sua esposa formada Pimenta e a sua filha Pitanga. Neste mesmo dia foi feito uma aula com os alunos da Capoeira de Silvânia, houve também uma reunião com os graduados para debater diversos assuntos, inclusive, sobre a nova graduação que poderá ser adotada e a padronização dos fundamentos da Capoeira.

Na sexta-feira dia 04 realizamos um dia de lazer na piscina do Aprendizado Marista onde reuniu muitos capoeiristas com suas famílias. Houve almoço, brincadeiras, roda de Capoeira, música, futebol e banho na piscina.

Foi um momento propício para interação e apreciação da natureza.

Confira algumas fotos:

Intercâmbio entre os capoeiristas...

Sábado dia 22 de maio, realizamos em Silvânia pela manhã, um Aulão de Capoeira, envolvendo alunos do Projeto Capoeira na Escola, Moisés Santana, Instituto Auxiliadora e Aprendizado Marista, e Projeto Vida Saudável.

No período da tarde uma viagem à cidade Gameleira de Goiás, onde fizemos algumas oficinas e roda de Capoeira.

Estes encontros proporcionaram o intercâmbio entre estes educando, estimulando o companheirismo, o qual é fundamental dentro e fora da Capoeira.

Domingo de manhã fomos ate a feira de nossa cidade onde fizemos uma grande roda de Capoeira.

Confira algumas fotos:

13 de maio...

O dia 13 de maio marcou com uma aula audiovisual, realizada no Colégio Estadual Moisés Santana pelo professor Fumaça, “Marcos Elias de Castro” o encerramento de um estudo realizado com o apoio das professoras de História, Elizabeth Natal e Valéria Araújo.

Este trabalho proporcionou aos alunos o conhecimento da trajetória dos negros africanos até a chegada ao Brasil, onde eles foram submetidos ao trabalho escravo, e também todo o processo abolicionista. Foi realizada uma apresentação do projeto Capoeira na Escola de danças brasileiras e afro-brasileiras como: Maculelê, Samba e Puxada de rede, o que enriqueceu ainda mais o estudo desenvolvido.

Confira algumas fotos: