História do dia Nacional da Consciência Negra

Está data foi estabelecida pelo projeto de lei n° 10.639 no dia 9 de Janeiro de 2003. Foi escolhida a data 20 de novembro, pois foi neste dia no ano de 1695 que morreu Zumbí, Líder do Quilombo dos Palmares, Está homenagem foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão no período do Brasil Colonial, Zumbi morreu defendendo seu povo e sua comunidade, os Quilombos representavam uma forma de resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura Africana aqui no Brasil, Zumbi lutou ate a morte por esta cultura e pela liberdade de seu povo.
A criação desta data foi importante, pois é um momento que serve de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional, os negros africanos colaboraram muito durante nossa historia, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia em que devemos comemorar nas escolas em locais culturais e em outros locais valorizando a cultura afro-brasileira. Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização só dos personagens históricos de cor branca, como se a história de nosso país fosse construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, lideres militares entre outros, foram sempre considerados heróis Nacionais, agora temos a valorização de um líder negro em nossa história, esperamos que outros personagens de cor negra futuramente venham também ser valorizado por nosso povo e pela nossa história.

3° FESTIVAL DE CAPOEIRA DE SILVÂNIA

O Festival de Capoeira realizado no dia 30 de outubro foi um sucesso absoluto, possibilitou“... a ginga, a discussão, a reflexão coletiva sobre a cultura afro-brasileira...”, e além do mais, a interação entre os diversos grupos de Capoeira possibilitando o fortalecimento da união e do respeito entre todos.

Monitores Faísca e Fumaça agradecem...

Gostaríamos de agradecer a todos pelos comentários deixados no BLOGGER do amigo Célio Silva, palavras estas que nos deixam muito feliz em saber que podemos contar sempre com o apoio de vocês, Faísca e Fumaça começaram a participar das aulas de Capoeira no ano de 1999 com o Contra-Mestre Alemão o qual também é o grande responsável pelo sucesso da Capoeira de Silvânia a nível Nacional, quando alunos sonhávamos em um dia ter um título de professor de Capoeira e poder desenvolver um bom trabalho, hoje podemos dizer que parte deste sonho esta realizado, contamos com alunos Campeões Goiano e vice-campeão brasileiro, além de serem grandes alunos são excelentes cidadãos que vem servindo de exemplo para encorajar outras crianças e adolescentes a seguir este mesmo caminho. Obrigado a todos e em especial a Rádio Rio Vermelho. Axé… “Tudo de bom”.

Click aqui e confira os comentários.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE CAPOEIRA...

Nove atletas da Fundação Araxá Capoeira compuseram a Seleção Goiana de Capoeira que disputou o Campeonato Brasileiro na cidade de Goiânia de 22 a 24 de outubro, este Campeonato contou com a participação de mais de 400 atletas de vários estados brasileiros.

Pedro Henrique, o Bob Esponja, foi o 5º colocado na categoria juvenil médio. Patrick Oliveira, o Adaptado Ninja, foi o 5º colocado na categoria juvenil-leve. Luíz Ricardo, o Adaptado Raio, foi o 4º colocado na categoria infanto-juvenil médio. Cleyson Santos, o AdaptadoVagalume, foi o 3º colocado na categoria juvenil leve. André Maia, o Adaptado Calanguinho, foi o vice-campeão da categoria infanto-juvenil pena. Wanessa Karla, a Monitora pimenta, foi vice-campeã da categoria adulto peso pesado. Eustáquio Dias, o Contra Mestre Criolo, foi vice-campeão na categoria adulto peso leve. Marcos Elias, Monitor Fumaça, foi Campeão Brasileiro de Capoeira, categoria kade leve.

A diretoria da Fundação Araxá Capoeira parabeniza todos os atletas que representaram o nosso estado de Goiás, valeu moçada fizeram bonito que Deus ilumine cada um de vc´s nesta bela caminhada, AXÉ CAMARÁ...

Click aqui e confira algumas fotos:

3° FESTIVAL DE CAPOEIRA DE SILVÂNIA

A nossa determinação em realizar o III Festival de Capoeira de Silvânia é de comemorar o aniversário de Silvânia na forma negra, com o intuito de valorizar uma de nossas origens e resgatar a nossa identidade.

Foi aprovada em Silvânia a Lei de n° 1.377/04 que cria o Festival Nacional de Capoeira da Cidade de Silvânia com o intuito de comemorar o aniversário da Cidade, portanto, a Prefeitura Municipal de Silvânia será a promotora deste evento e contaremos como parceiras as três escolas públicas e conveniadas, onde é desenvolvido o projeto “Capoeira na Escola”.

Silvânia foi construída com a participação dos negros. Considerando o contexto, os negros eram submissos aos seus senhores brancos na condição de escravos, más ainda sim, não deixaram de atuar como atores sociais importantes e ativos na construção da cultura popular local.

Acreditamos que este evento será sucesso absoluto, possibilitando “... a ginga, a discussão, a reflexão coletiva sobre a cultura afro-brasileira...”, e além do mais, a interação entre os diversos grupos de Capoeira possibilitando o fortalecimento da união e do respeito entre todos.

Este Festival consiste em Oficinas, Sarau da Cultura Afro-brasileira, Batizado e troca de graduações da Fundação Araxá Capoeira.

FUNDAÇÃO ARAXÁ CAPOEIRA CAMPEÃM GOIANA 2010

A Fundação Araxá Capoeira participou nos dias 7 e 8 de agosto de 2010 na cidade de Goiânia, do XIII Campeonato Goiano de Capoeira, este é um evento oficial realizado pela FGC “ Federação Goiana de Capoeira” que contou com a participação de muitos capoeiristas de diversas cidades de nosso estado.

O Campeonato Goiano de Capoeira é uma seletiva para formação da seleção goiana, que disputara o Campeonato brasileiro na cidade de Campo Grande, “Mato Grosso do Sul” no mês de setembro do ano de 2010.

A Fundação conseguiu um total de 28 medalhas sendo quatorze delas da premiação de 3° colocado no Conjunto, treze medalhas de 1° colocado no individual em suas categorias, trabalho teórico e uma medalha de 3° colocado no individual, assim somando uma excelente pontuação que nos consagrou Campeão Geral, 1° Lugar por Equipe.

Clique aqui e Confira a relação dos atletas que representaram está entidade no XIII Campeonato Goiano de Capoeira e sua classificação.

Capoeira e Educação

A capoeira pode realmente educar?

Ao fazer alguns relatórios com os pais de nossos alunos de diversas comunidades e classes sociais, percebemos ainda mais a grande importância da capoeira como educação. “A capoeira é uma forma de expressão popular que faz parte do vasto e rico legado da cultura brasileira e vem se manifestando como arte, luta, esporte, folclore, meio eficaz de terapia, conservação da saúde, e também um excelente instrumento para a educação”.

“Enquanto instrumento de educação, a capoeira apresenta com amplas possibilidades quanto à formação do homem contemporâneo, principalmente no que se refere à integração dos aspectos físicos, psicológicos e sociais, bem como, quanto ao sentimento de brasilidade indispensável ao exercício crítico da cidadania.”

“... A arte da capoeira se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumentos, expressão corporal, assim como riquíssimo tema para artes plásticas, literárias, cinematográficas e cênicas.”

“... Concebida no início do século como “vadiação”, hoje se afirma como forma de lazer, recreação, ocupação do “tempo livre”, praticada por vários seguimentos da sociedade em “rodas de rua” ou como prática espontânea”.

Temos como um dos principais objetivos, encaminhar projetos a vários órgãos, ministério do Esporte, da Cultura e outros, e continuar buscando parcerias com empresários, assim dando continuidade aos nossos trabalhos. Nossos Agradecimentos a Prefeitura de Silvânia e Palmelo, que vem sendo parceiras da Fundação Desportiva e Cultural Araxá Capoeira, nos dando um grande respaldo.

Confira algumas fotos. 1/2

Confira algumas fotos. 2/2

Fundação Desportiva e Cultural Araxá Capoeira

Sistema de Graduação

Graduação até 8 anos - Mirim

Estágio

Graduação

Cor da Corda

Tempo mínimo

Iniciante

Cinza

Batizado

Cinza ponta Verde

6 meses

Batizado

Cinza ponta Amarela

1 ano e meio

Batizado

Cinza ponta Azul

2 anos e meio

Graduação de 9 a 11 anos - Infantil.

Esta graduação é acompanhada pelo cinza até o 7º estágio corda azul.

Graduação a partir de 12 anos

Estágio

Graduação

Cor da Corda

Tempo mínimo

Iniciante

Cinza

Batizado

Verde

6 meses

Graduado

Amarela

1 ano e meio

Adaptado

Azul

2 anos e meio

Intermediário

Verde/Amarela

3 anos e meio

Avançado

Verde/Azul

4 anos e meio

10º

Estagiário

Amarela/Azul

5 anos e meio

Graduação de Docentes

Estágio

Graduação

Cor da Corda

Tempo mínimo

Idade Mínima

11º

Formado

Verde/Amarelo/Azul

6 anos

16 anos

12º

Monitor I

Verde/Branca ponta Laranja

8 anos

18 anos

13º

Monitor II

Verde/Branca ponta Vermelha

10 anos

20 anos

14º

Instrutor I

Amarela/Branca ponta Laranja

12 anos

22 anos

15º

Instrutor II

Amarela/Branca ponta Vermelha

14 anos

24 anos

16º

Professor I

Branca/Laranja

16 anos

26 anos

17º

Professor II

Branca/Vermelha

18 anos

28 anos

18º

Contramestre

Branca/Azul

20 anos

30 anos

19º

Mestre

Branca

25 anos

35 anos

Obs: O aluno formado só poderá ministrar aulas com os 18 anos completo.

Aula de Capoeira CM.Criolo e dia de lazer...

Recebemos em Silvânia nesta quinta-feira, dia 03 de junho de 2010 o Contra-Mestre Criolo, sua esposa formada Pimenta e a sua filha Pitanga. Neste mesmo dia foi feito uma aula com os alunos da Capoeira de Silvânia, houve também uma reunião com os graduados para debater diversos assuntos, inclusive, sobre a nova graduação que poderá ser adotada e a padronização dos fundamentos da Capoeira.

Na sexta-feira dia 04 realizamos um dia de lazer na piscina do Aprendizado Marista onde reuniu muitos capoeiristas com suas famílias. Houve almoço, brincadeiras, roda de Capoeira, música, futebol e banho na piscina.

Foi um momento propício para interação e apreciação da natureza.

Confira algumas fotos:

Intercâmbio entre os capoeiristas...

Sábado dia 22 de maio, realizamos em Silvânia pela manhã, um Aulão de Capoeira, envolvendo alunos do Projeto Capoeira na Escola, Moisés Santana, Instituto Auxiliadora e Aprendizado Marista, e Projeto Vida Saudável.

No período da tarde uma viagem à cidade Gameleira de Goiás, onde fizemos algumas oficinas e roda de Capoeira.

Estes encontros proporcionaram o intercâmbio entre estes educando, estimulando o companheirismo, o qual é fundamental dentro e fora da Capoeira.

Domingo de manhã fomos ate a feira de nossa cidade onde fizemos uma grande roda de Capoeira.

Confira algumas fotos:

13 de maio...

O dia 13 de maio marcou com uma aula audiovisual, realizada no Colégio Estadual Moisés Santana pelo professor Fumaça, “Marcos Elias de Castro” o encerramento de um estudo realizado com o apoio das professoras de História, Elizabeth Natal e Valéria Araújo.

Este trabalho proporcionou aos alunos o conhecimento da trajetória dos negros africanos até a chegada ao Brasil, onde eles foram submetidos ao trabalho escravo, e também todo o processo abolicionista. Foi realizada uma apresentação do projeto Capoeira na Escola de danças brasileiras e afro-brasileiras como: Maculelê, Samba e Puxada de rede, o que enriqueceu ainda mais o estudo desenvolvido.

Confira algumas fotos:

Projeto Capoeira na Escola. Inst. Auxiliadora.

Nesse 13 de maio cumpre-se sem glória mais um natalício do fim da escravatura no Brasil, uma das primeiras nações da América a instituir e a última a abolir a escravidão.
Dos 510 anos de história brasileira mais de 350 passaram sob o látego negreiro.
O 13 de maio, entretanto, não deve ser esquecido, ele tem um lugar de enorme importância na história deste país e do povo brasileiro.
Visando a importância do resgate desses fatos, os alunos do Projeto Capoeira na Escola realizaram pesquisas e fizeram vários trabalhos buscando desde o proscesso abolicionista até o trabalho escravo nos dias de hoje.

Confira alguns dos trabalhos realizados...